Biografia Professora Azuréa

Azuréa Busquette Belnoski, nascida em 08 de julho de 1926 e falecida 31 de março de 1987, filha de Aristóteles Busquette e de Aracy Conceição Aroucha Busquette.
Residia na Campina da Barra, Araucária, casada com Eduardo Belnoski, com o qual teve dois filhos: Tadeu, casado com Irlene Strasbach Belnoski e Marli, casada com Emílio Miguel Voss.
Com sua coragem e decisão, desde criança foi pessoa comprometida com a educação, pois sua mãe era profesora e faleceu muito nova.
Aos 18 anos foi nomeada professora estadual na escola Isolada da Campina da Barra, de sua propriedade, na qual trabalhou em prol da Educação sem medir esforços, conseguindo manter com dignidade o cumprimento do dever, constituindo-se num motivo de orgulho, pautando sua conduta com cumplicidade. O que lhe importava era o compromisso e o respeito ao ser humano.


A sua vocação ao magistério fez com que enfrentasse muitas dificuldades para conseguir o seu objetivo, lutou com despreendimento e bravura. Participou de cursos, reciclagens, reuniões e outras atividades atendendo às solicitações de chefias. Gostava muito de ler, estava sempre atualizada, buscando recursos para desenvolve as potencialidades do educando e preparando-o para o exercício consciente da cidadania.
Aos 40 anos de idade, deixou de exercer a sua profissão por motivo de enfermidade, requereu aposentadoria com 25 anos de trabalho. Anos estes incluídos seus proventos, como: licença especial e licença gestação, as quais nunca tinha usufruído  pela sua dedicação e constante permanência em sala de aula.
O seu trabalho não parou por aí, deu continuidade em grupos de reflexões, reunindo e debatendo os problemas com a comunidade, estava sempre pronta para ajudar, era considerada líder até os ultimos momentos da sua vida.
A sua vida familiar não foi diferente, sempre manifestou afetos a todos os seus, passando a sua sabedoria a cada diálogo que mantinha, a cada histótia que contava, procurando sempre alertar, pela sua experiência de vida, para a caminhada da verdade e da bondade.
Seus esforços não foram em vão, foram vistos, e o fruto do seu trabalho ficou registrado para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário