Histórico

 A Escola Municipal Professora Azuréa Busquette Belnoski teve o lançamento da Pedra Fundamental em 1987, sendo que no final deste mesmo ano, precisamente em setembro, a primeira funcionária Dona Maria Edivina da Cruz, recebeu as primeiras carteiras no exercício de sua dupla função: zeladora e merendeira.
No ano de 1988, sob o decreto nº 6010/88, no exercício do Excelentíssimo Senhor Prefeito Rogério Donato Kampa, a escola iniciou sua atividades pedagógicas, atendendo setenta (70) alunos. O espaço físico contava com duas (2) salas de aula, cozinha e banheiros. As primeiras professoras foram Josiane P. da Silveira, Maria Edir Brunatto, Maria Regina P. Krzyamouski e Cilmara R. Pimentel e a merendeira, também zeladora Maria Edivina da Cruz.
Em 1990, é feita a primeira ampliação na escola, acrescentando mais duas (2) salas de aula, uma (1) secretaria e dois (2) banheiros.
 Em fevereiro de 1991, a Escola recebe a primeira direção indicada, a professora Irene Olbre  Zanon, e as pedagogas Jucimari de Fátima Silva e Vilene Jangada Domanski, nos períodos manhã e tarde respectivamente. Neste mesmo ano a escola teve sua segunda ampliação na área administrativa. Um corredor é fechado criando uma secretaria, uma sala de aula foi desativada para implantar uma biblioteca e uma outra é desativada e dividida em duas partes para formar uma sala para recepcionar professores e a sala da direção, e a sala que anteriormente era para a direção passou a ser para as pedagogas.
Em 1992, a Escola passa pela sua terceira ampliação acrescentando assim em seu espaço físico, mais uma (1) sala de aula de madeira, quatro (4) banheiros (dois (2) femininos  e dois (2) masculinos), e área de circulação.
Em 1993, a Escola passa a ofertar o ensino de 5ª a 8ª séries, sob a resolução nº 689/93, e em 1994 foi implantado o pré-escolar.
A autorização e implantação da Proposta de Programa para Educação de Jovens e Adultos contemplando as quatro (04) primeiras séries do Ensino Fundamental se deu através da Resolução 493/96.
Em 1998 a escola passou a denominar-se Escola Municipal Professora Azuréa Busquette Belnoski - Educação Infantil e Ensino Fundamental e decreto
Em 1999 teve a ampliação de mais quatro (4) salas de aula.
No ano 2000 a escola passou a ofertar de 5ª a 8ª séries, assim como também a Educação de Jovens e Adultos no período noturno pela resolução nº 473/89.
E finalmente no ano de 2003 a escola passa por uma grande reforma e ampliação, pois o estado físico existente não dava conta de acolher todos os alunos, e o que existia estava em péssimas condições.
Em 2003, a escola é reinaugurada na gestão do então prefeito José Albanor Ferreira Gomes, ficando a escola com espaço físico adequado para atender a demanda da época.
No ano de 2007 começou a funcionar o Ensino Médio em regime de dualidade, no período noturno, absorvendo os alunos que conluiam o ensino fundamental tanto no diurno quanto noturno. Nesta mesma época também funcionava uma turma de Ensino Médio o Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos – CEEBJA.
 Em 2011 houve um incêndio na sala de materiais do bloco II que acabou danificando toda a estrutura física deste bloco necessitando novamente de uma reforma, obrigando com isto uma nova readequação de toda a comunidade escolar em relação aos espaços e materiais que haviam restado.
Esta reforma foi entregue em dezembro do mesmo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário